segunda-feira, 4 de março de 2013

Start with why - Simon Sinek

O mês de fevereiro foi bem menos intenso na leitura, mas intenso na audição de um livro. Isso mesmo, o audiobook "Start with why"de Simon Sinek foi a "leitura" do mês de fevereiro.

Nesse livro, o autor "fala" de liderança, tema tão em voga e tão clichê atualmente. Entretanto, Simon trata essa característica de uma forma diferente. Ele diz que bons líderes inspiram ação porque conseguem transmitir claramente seu "porquê".

Com exemplos que variam de Steve Jobs a Sam Walton (Walmart), o livro trata de casos nos quais os "whys" das empresas foram responsáveis pelo sucesso e/ou pelo fracasso das mesmas, quando do esquecimento da essência da empresa. A Apple é a empresa mais citada no livro, pois, segundo o autor, ela é uma empresa que tem uma grande clareza em seu porque.

Segundo Simon, o porque de uma empresa não é lucrar, pois isso é apenas um resultado. O porque seria o motivo, a causa, a crença, o porque de a empresa existir, isto é: porque o dono da empresa levanta da cama todo dia e porque os clientes deveriam se importar em comprar seus produtos.

No livro, Simon Sinek cita também o que ele chama de Golden Circle, que consiste em três círculos concêntricos. No mais externo está o "O que", no do meio está o "Como" e no mais interno está o "Porque".

A partir do Golden Circle, Sinek exemplifica o que seria uma abordagem tradicional, na qual se inicia da parte externa para a parte interna do círculo. O autor cita como exemplo a Dell, empresa que, segundo Simon Sinek, preocupa-se mais com o "o que" (computadores) do que com o "porque". Segundo o autor, uma abordagem da Dell seria algo do tipo: "Fazemos ótimos computadores, eles são bonitos e fáceis de usar: quer comprar um?". Já a Apple, segundo Sinek, faria uma abordagem da seguinte forma: "Tudo o que fazemos nos acreditamos em desafiar o senso comum, acreditamos em pensar diferente. O jeito que temos para desafiar o senso comum, é fazendo computadores bonitos e fáceis de usar. Com isso, acabamos fazendo ótimos computadores. Quer comprar um?"

Como se nota, começa-se pelo "porque", depois "como" e por fim "o que". "Start with why"

No livro, Simon Sinek cita outros exemplos de empresas que fazem uma abordagem comercial iniciando pelo "porque" e, definitivamente, se mostram mais convincentes do que aquelas que começam pelo "o que".

Em "Start with why", o autor cita por várias vezes a seguinte máxima: AS PESSOAS COMPRAM O PORQUE VOCÊ FAZ E NÃO O QUE VOCÊ FAZ. Simon Sinek enumera ainda produtos que tinham um imenso potencial para alcançar sucesso, mas não alcançam porque não conseguem articular claramente o seu porque, como o TiVo, as televisões de tela plana da Gateway, os MP3s da Dell, entre outros.

Contudo, Simon Sinek não é um idealista que acredita que somente ter uma boa intenção ou uma causa claramente definida é o suficiente para o sucesso. Segundo ele, aqueles que sabem "porque", precisam daqueles que sabem "como". Exemplos dados no livro são as famosas duplas: Bill Gates e Steve Balmer, além de Steve Jobs e Steve Wozniak. Onde os primeiros representam o "porque" e os segundos sabem "como".

Por fim, a discussão a respeito do "porque" resulta numa discussão um pouco mais profunda. Qual é o seu "why"? Qual é o seu "porque"? A partir da própria experiência, Simon Sinek pondera a importância de se encontrar o "porque" de cada um. O que move cada um, o que faz com que as pessoas levantem da cama todo dia.

Dessa forma, o livro de Simon Sinek é uma excelente leitura (ou audição) para aqueles que se interessam pelo tema liderança.

Clique aqui para ver a palestra de Simon Sinek no Ted.com, que serve como um "trailer" do livro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário